cursor

Páginas

sexta-feira, 13 de março de 2009


A criança e a música


A música está presente em muitas situações do cotidiano. Não dá para imaginar um mundo sem som e se pararmos para analisar, quase todos os sons que ouvimos durante o nosso dia, são como instrumentos musicais tocando alguma melodia: os pingos de uma torneira, os trovões, a chuva, as cigarras cantando lá fora, o arrastar de um chinelo ao andar, as ondas do mar explodindo na praia e tantos outros. Aliás, eis aqui uma bela forma de ensinar para as crianças. Com elementos e situações já vivenciadas por elas, podemos colocá-las em contato com todos os tipos de sons e mostrar a elas como o mundo seria esquisito se não tivesse o despertador e o telefone tocando, a música para cantar e até a fala que não teria razão de ser.
Ouvir diferentes sons é exercício de observação e fonte de descobertas. Perceber que o corpo possui um ritmo e som próprio é fundamental para o desenvolvimento do ser integral. As atividades musicais realizadas na escola não visam a formação de músicos, e sim, através da vivência e compreensão da linguagem musical, propiciar o desenvolvimento da sensibilidade, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral, permite que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro, sendo assim é um poderoso instrumento que desenvolve, além da sensibilidade à música, fatores como: concentração, memória, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva e disciplina. Até mesmo em hospitais já vem se adotando trabalhos com música com excelentes resultados Sabe-se que a música na Educação infantil tem-se restringido a momentos e recreação, festas comemorativas, não havendo muitas vezes um objetivo maior relacionado ao desenvolvimento da criança. Nesse sentido faz-se necessária a sensibilização dos educadores para reconhecer a música como linguagem, parte integrante na formação integral da criança, favorecendo o bem-estar e o crescimento das suas potencialidades, pois ela fala diretamente ao corpo, à mente e às emoções. Portanto, ensinar a descobrir o mundo dos sons, fazendo pesquisa de ritmos, melodia, harmonia é um grande prazer e aprendizado para elas.

O trabalho com crianças pequenas deverá ocorrer em situações lúdicas, em que ela será instigada a ouvir, reproduzir pequenas melodias, reproduzir ritmos, perceber os sons à sua volta.
Música é sinônimo de alegria, de aproximação entre pessoas, de sintonia de idéias, de expressão de sentimentos amamos e que desejamos libertar.
Então, cabe a nós educadores tornar nossas crianças alegres e felizes, para que possam construir a sua visão de mundo também com base em pessoas melhores onde haja harmonia e paz. Enfim ,um mundo onde as pessoas sejam mais sensíveis e conscientes de suas atitudes para o bem comum

0 comentários:

Postar um comentário